Produto profissional com ácido glioxílico é destaque do 5º Congresso Cabelo & Ciência

Painel da representatividade também é destaque em evento promovido pela INOAR Cosméticos.

O 5o Congresso Cabelo & Ciência, promovido pela Inoar Cosméticos, foi dividido em dois momentos. A primeira parte foi focada na importância do afroempreendedorismo, a apresentação de um estudo sobre o impacto do alisamento na estrutura dos cabelos caucasianos e afro e a apresentação de lançamentos da marca na linha Thermoliss Profissional: produtos multifuncionais que tratam todos os tipos de cabelos. O destaque foi o lançamento internacional do Thermoliss Shampoo Alisante Vegano, que traz ácido glioxilico como principal ativo e que pode ser utilizado em diferentes situações: do cacheado ao liso. Outro destaque da tarde foi o Painel Representatividade que reuniu o Gestor da Casa Florescer, Alberto Silva; a atleta de natação paralímpica e farmacêutica formada pela USP, Maiara Barreto; a medalhista de prata no Mundial de 2014, Aline Silva (foto de capa da matéria); e o cabeleireiro especialista em cabelos crespos e cacheados e em transformação capilar, Wally Custódio.

36258440_1557916774315105_8543340068058693632_o

Na primeira parte do Congresso, a Inoar Cosméticos apresentou o Inoar Thermoliss Shampoo Alisante Vegano, que traz diversos benefícios aos fios por causa do ácido glioxílico presente em sua composição. “A Inoar é contra a ditadura dos cabelos, seja ela qual for. Temos que ter liberdade de escolha. Por isso, depois de muita pesquisa chegamos a umproduto multifuncional, que não apenas alisa ou trata o frizz, mas tem a função hidratante e reconstrutora. Quando não há calor envolvido no processo de uso, o shampoo não alisa, podendo ser usado em todos os tipos de cabelos sem mudar a sua estrutura. Um dos maiores benefícios é que o seu pH é ácido, fechando a cutícula dos fios”, explica Inocência Manoel, da Inoar Cosméticos.
Direcionado para uso profissional, no Brasil a novidade ainda não tem data para ser lançada, por causa de uma restrição sobre o uso do ácido glioxilico com a função alisante pelo órgão regulador. Segundo Inocência Manoel, o produto será exportado para dezenas de países e tem gerado grande expectativa justamente por ser multifuncional. Responsável pelos pedidos de registro deste ingrediente como alisante/transformador no mercado brasileiro, a Inoar desenvolveu um produto inovador, uma grande descoberta da indústria brasileira.

Diversidade x Beleza

A importância da Representatividade no mercado cosmético e o impacto da beleza, além da importância de se ver representados nos mais diferentes cenários, foram discutidos e ilustrados pela história dos convidados da Inoar. Aline Silva , dona do melhor resultado no país na história do Wrestling e responsável por um projeto social com meninas que têm aulas de luta, inglês e são empoderadas, pediu que as marcas mostrem a força da mulher, sua independência e não apenas sua beleza exterior.

E quando pensamos em beleza exterior, a identificação com o estilo, cabelo, a personalidade de cada um deve ser respeitada. “Eu sou negro e há 15 anos assumi meus cabelos. Tem gente que acha legal, outros criticam, mas é assim que me enxergo. É muito importante, principalmente no movimento afro, que haja educação, direcionamento. Se no passado, o alisamento era uma ditadura, hoje não podemos deixar que o natural também se torne uma obrigação. Muitas pessoas de pele clara têm cabelos cacheados ou crespos, não é só uma questão de pele. Por isso, é preciso que haja identificação, equilíbrio e empoderamento. Ao assumir nossa própria identidade, serviremos de exemplo e de inspiração para outras pessoas”, reforçou Wally Custódio, cabeleireiro especialista em cabelos crespos e cacheados e em transformação capilar, que foi muito aplaudido.

Segundo Inocência Manoel, da Inoar Cosméticos, ver os mais diferentes tipos de pessoas representadas por marcas e na mídia, não só permite sonhar e criar novas possibilidades, como também ajuda a entender quem somos. “É importante ver mulheres, negros, LGBTs, pessoas com deficiência e outros grupos ocupando mais espaços para que o sentimento de pertencimento ganhe cada dia mais e mais perfis, com toda sua complexidade, dentro da nossa sociedade”, reforça.

Em 2015, a atleta de natação paralímpica Maiara Barreto foi modelo de uma campanha da Inoar Cosméticos e falou sobre a importância da mídia trabalhar com o diferente. “Por causa do acidente que sofri, fiquei tetraplégica e precisei reaprender tudo. Hoje sou independente, mas a verdade é a que as empresas e marcas muitas vezes não nos enxergam. Já passei por situações que me geraram frustração. Infelizmente, muitos vendedores não me vêem como consumidora, é como se eu fosse invisível por estar em uma cadeira de rodas”, contou.

Outra história que chama a atenção para esta “invisibilidade” é a das 30 travestis e mulheres transexuais em situação de vulnerabilidade, que moram na Casa Florescer, em São Paulo. “Quando falo em beleza faço conexão com a realidade destas meninas, ninguém sabe as rupturas que elas sofreram. O ato de estender as mãos é importante para ajudar estas trans a se restabelecerem, a poder assumir suas identidades. Elas precisam ser vistas como pessoas e a estética proporciona este momento de se reencontrar”, conta Alberto Silva, Gestor da Casa Florescer, que recebeu a equipe da Inoar Cosméticos em um momento de cuidados capilares e maquiagem. No vídeo da ação, apresentado no evento, muitas mulheres contam o quanto se sentiram respeitadas e realizadas naquele momento.

Durante o Congresso Cabelo & Ciência, a Inoar levantou discussões sobre as diferenças e a importância de se respeitar cada identidade. “A sociedade está passando por uma transformação e nós, como marca e indústria, precisamos nos expor para ouvir nossos clientes, aprendermos com eles e tentarmos ajudar este movimento a crescer. As pessoas não aceitam mais uma única forma de cabelo, estilo, é por isso que precisamos enxergar as necessidades reais em busca do que é mais valioso: o respeito ao indivíduo, seja ele quem for”, finaliza Inocência Manoel.

Inoar
www.inoar.com
Facebook: Inoar Brasil
Instagram: @InoarBrasil

Beleza Solidária Inoar
Facebook: Beleza Solidária INOAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *